segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Leitura de Janeiro

Todos já sabem que sou apaixonada pelos livros... Assim, vou contar um pouco das minhas leituras e opiniões...

 
Em dezembro ganhei alguns livros de presente (tanto de aniversário, quanto de Natal) e um deles foi EXTRAORDINÁRIO de R. J. Palácio, seu primeiro livro.

 
"August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros." Resumo contido no livro.
~
 
O livro é incrível, de uma leitura fácil e de rápido entendimento, com uma estética maravilhosa, tendo como tema principal o bullying. É separado em oito partes, onde vários personagens narram a historia, como os novos amigos (que contam a reação de conhecer Auggie) e sua família, contando sua rotina e mudanças. 
 
No decorrer do livro fui entrando na vida do personagem e tentei imaginar um rosto para ele, com as características informadas pelos personagens e confesso que não foi muito fácil criar algo tão monstruoso (horrível falar isso, mas quem ler, vai entender que realmente se trata de algo bem deformado).
 
É claro que August sofre muito, não só pelo preconceito, mas pelo medo de ser rejeitado e por um momento passa pela sua cabeça que seus novos amigos só são seus amigos  por estarem sendo obrigados a estarem juntos a ele.
 
Mas como todo final (ou quase todo) seus amigos e o próprio Auggie percebem o quão normal ele é, passando a fazer parte da sociedade escolar sem medos e temores.
 
Recomendado para todas as idades e trazendo muitas surpresas, você vai se surpreender com Auggie, o Extraordinário!