quinta-feira, 2 de maio de 2019

1º encontro do Grupo de Leitores de Londrina

JAN/2019

Quem me acompanha aqui sabe que eu sempre tive vontade de participar de um grupo de leitura, para conhecer novos gêneros e novos colegas com quem poderia conversar sobre as minhas leituras.



Depois de muito tempo eu encontrei um grupo na minha cidade e não é que domingo (20) aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Leitores de Londrina – Caixa de Pássaros.
Foi uma primeira experiência maravilhosa e inesquecível. Começando pelo local do encontro, uma cafeteria tradicional da cidade (e que eu nunca tinha ido), uma mesa com mais de 20 pessoas em volta, todas falando sobre o mesmo assunto! Cada um com seu livro e com vários tipos de cafés (o meu pedido foi um Cappuccino gelado e um Quiche de milho com queijo) e assim foi mais de 2 horas de muita conversa e discussão sobre a leitura escolhida além de muitas risadas, fotinhas e até um sorteio maravilhoso (que ganhei!!!!).
Como minha mãe mesmo disse: “tinha assunto para tanta conversa assim com pessoas que você nem conhece?”

Durante o encontro do Grupo de Leitores - Caixa de Pássaros foi comentado e refletido o livro Tomates Verdes Fritos, um romance de Fannie Flagg, também adaptado para cinematografia. E durante a conversa foram debatidos alguns pontos importantes e muito interessantes que contribui para uma melhor visão dos livros, no olhar de vários leitores.
Logo de inicio os primeiros destaques foram para as personagens, enfatizando as quatro mulheres protagonistas e até mesmo alguns secundários mas de extrema relevância. Um dos aspectos debatidos foi sobre tais personagens serem politicamente corretas e incorretas ao mesmo tempo, a partir de suas atitudes e comportamentos.
Assim também como a quantidade de personagens que podia nos atrapalhar durante a leitura justamente pela cronologia da narrativa, mesclando entre várias décadas e cenários, por se tratar de narrativas de memórias e recordações.
Dito isso, paramos para pensar qual seria o objetivo da escritora não só com a estrutura escolhida, mas com as personalidades dos personagens e todas as temáticas envolvidas, conectando também com o assunto mais debatido, o titulo.
Muitos comentaram que esse seria um livro que não teriam comprado ou lido, se não fosse pela indicação, já que a sinopse não atrai tanto, muito menos pelo nome. Piora quando folheamos as últimas páginas e encontramos várias receitas que se tornam essenciais e uma parte maravilhosa depois que lemos e compreendemos a essência dos tomates verdes fritos.
Uma curiosidade muito bacana foi que um dos participantes do grupo de leitores fez a receita de tomates verdes fritos para experimentar. Com isso percebemos como se envolveram com a leitura e o tanto que gostaram já que a nota escolhida foi 5 estrelas.
Para finalizar houve uma discussão bem interessante sobre os problemas que as editoras vem passando, mas isso deixamos para outra hora. 


Esse foi então o primeiro encontro que participei do Caixa e em breve trago a minha resenha deste primeiro livro. Enquanto isso, que tal visitar o IG @diarioescritoamao e conferir quais foram os outros livros já lidos nesses últimos meses, por mim e pela galera do grupo.

~